Quem somos

O Sendas do Almocreve nasceu da vontade de dar a conhecer a Serra da Aboboreira, a sua beleza natural e paisagística, a sua história e enaltecer as qualidades que fazem desta serra perfeita para a prática dos desportos de montanha. Em paralelo com as atividades desportivas, esta iniciativa pretende dar a conhecer a gastronomia, tradições e cultura locais.

Esta é uma iniciativa organizada pelo Grupo Desportivo de Tabuado, que tem como principais objetivos:- Dinamizar o espaço da montanha e de elevado potencial para a prática de desporto de montanha;
– dar a conhecer a serra da Aboboreira, o seu património edificado, natural e paisagístico;
– Proporcionar momentos de lazer e diversão às comunidades locais e visitantes;
– Realização de uma feira para dar a conhecer os produtos e dinamizar a economia local;
– Cativar visitantes para o concelho do Marco de Canaveses em particular para as freguesia abrangidas pela Serra; O certame tem também como objetivo aliar desporto e cultura, numa partilha de experiências em que se mantêm vivas as tradições e se incentiva à prática desportiva através de um conjunto de atividades que se pretendem dinamizadoras para a economia e comunidade locais, em particular das freguesia envolvidas.

O Sendas do Almocreve teve a sua primeira edição em Abril de 2013, cujos resultados destacam com mais de 250 participantes nas atividades desportivas e 3000 visitantes nas atividades culturais e feira social.

Os resultados das edições seguintes reforçaram o êxito do Sendas, com o aumento exponencial do número de participantes quer nas provas desportivas quer nas restantes atividades. Em 2108 o certame acolheu, pela primeira vez uma prova do campeonato regional de XCM, a 3ª Taça Regional e em 2019, a 23 de Junho será palco da prova rainha da modalidade – o Campeonato Nacional de Maratonas XCM.