Regulamentos

Consulte nesta página os regulamentos das diferentes provas organizadas pelo Grupo Desportivo de Tabuado no âmbito do Sendas do Almocreve

REGULAMENTO CAMINHADA – 7ª EDIÇÃO SENDAS DO ALMOCREVE 2019

1. O evento SENDAS DO ALMOCREVE, é organizado pelo Grupo Desportivo de Tabuado e realiza-se nos dias 4, 5 de maio de 2019 na Serra de Aboboreira, Concelho de Marco de Canaveses e concelhos limítrofes (Amarante e Baião).

2. A Caminhada dos Almocreves sai da Sede do Grupo Desportivo de Tabuado às 09h00 no dia 5 de maio de 2019, a abertura do secretariado será às 8h00 no local da partida e terá um percurso de aproximadamente 10 kms, com chegada prevista ao mesmo local às 13h00.

3. O valor da inscrição para a marcha de montanha é de 12,00€ e inclui apoio com água e fruta, lembrança dos almocreves, abastecimento a meio do percurso, almoço, banho, seguro de acidentes pessoais para acidentes ocorridos dentro do percurso. Sem almoço o custo é de 5,00€.

4. A inscrição pode ser efetuada on-line em http://www.sendasdoalmocreve.pt/ ou na Sede do Grupo Desportivo de Tabuado (aberta às sexta-feiras, sábados e domingos – das 21h00 à 23h00). A mesma deve ser validada até ao dia 4 de Maio de 2019, às 23h59. O pagamento deve operar-se por transferência bancária para o IBAN
PT50 0035 0438 00007923930 55 e o comprovativo enviado para o E-mail da prova sendasdoalmocreve@gmail.com. A inscrição apenas será validada quando a organização receber o comprovativo da transferência.

5. Podem participar na marcha de montanha pessoas com idade superior aos 7 anos, sendo que um menor deve ser acompanhado por um adulto responsável por ele. Os participantes devem ter uma conduta adequada ao espírito desportivo.

6. Todos os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela organização.

7. Ao inscrever-se nesta atividade, cada participante está a aceitar o regulamento e a permitir o tratamento de dados por parte do Grupo Desportivo de Tabuado, entidade organizadora da Caminhada dos Almocreves, assim como a partilha de fotografias do evento nas nossas Redes Sociais.

REGULAMENTO BTT Promoção – 7ª EDIÇÃO SENDAS DO ALMOCREVE 2019 

1 – Clausula Legal:

A assinatura da inscrição dos participantes implica ter lido, entendido e adquirido os compromissos que se seguem:

“Reúno as condições físicas e psicológicas para o esforço inerente à prova em que irei participar. Eximo de toda a responsabilidade que possa surgir da participação no evento, tal como a perda de objetos pessoais por roubo ou outras circunstâncias e o perigo de prejuízo para a organização, os sponsors e patrocinadores comerciais, diretores, empregados, associações organizadoras do evento, e outras entidades ligadas à organização. Declino tomar qualquer ação legal, não limitada ao risco das lesões que possam surgir, causadas pela participação no evento. Autorizo os organizadores do evento a fazer uma gravação total ou parcial da minha participação através de fotografias, filmes, televisão, rádio, vídeo ou qualquer outro meio. Cedo todos os direitos relativos à exploração comercial e de publicidade que considerem oportuno exercitar, sem direito da minha parte de receber qualquer compensação económica.”

É garantido aos participantes, nos termos lei nº 67/98 de 26 de outubro de 1998, o acesso aos seus dados, podendo solicitar por escrito junta da organização a sua atualização, correção ou eliminação.

2    – Disposições Gerais:

2.a) Introdução

A Maratona BTT “Sendas do Almocreve”, é uma organização da União Ciclista de Vila do Conde e do Grupo Desportivo de Tabuado, em parceria com a Associação de Ciclismo do Porto e com a Federação Portuguesa de Ciclismo. Conta com apoio da Junta de Freguesia de Tabuado e da Camara Municipal do Marco de Canaveses e irá desenrolar-se por estradas, estradões, caminhos rurais e trilhos do Município de Marco de Canaveses, começando e terminando no centro de Tabuado, mais propriamente no Largo das Capelas. Pretende-se com este evento, à semelhança de outras organizações já realizadas pelos mesmos Organizadores assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e que corresponda ao crescente interesse por atividades desportivas de natureza, visando igualmente potenciar a marca Marco de Canaveses e tudo o que a referida aporta a vários níveis, como a gastronomia, a cultura, a história, os costumes, o desporto de Natureza entre outros. É promovida no pressuposto das boas práticas ambientais e no estrito respeito, salvaguarda e proteção dos recursos naturais.

Os intervenientes na Maratona BTT “Sendas do Almocreve” assumem e declaram conhecer, aceitar e submeter-se aos Estatutos, Regulamentos e normas da UCI, das Confederações Continentais, das Federações Nacionais e da AC Porto, comprometendo-se a assumir uma conduta pautada pela ética e verdade desportiva, em consonância com os valores universais do desporto, nomeadamente, os preconizados pela Carta Olímpica.

Os participantes declaram assumir, nos termos da Lei de Bases da Atividade Física e do Desporto (Lei n.º 5/07) e legislação complementar, a especial obrigação de se assegurarem, previamente, de que não possuem quaisquer contraindicações para a prática da atividade.

Os concorrentes, participantes e demais intervenientes, quando as atividades se realizem na via pública, no todo ou em parte, terão que cumprir escrupulosamente as normas em vigor relativas à circulação rodoviária, nomeadamente o Código da Estrada e sua legislação regulamentar e complementar, respeitando as ordens e instruções dos agentes reguladores e observando uma conduta de ponderação, diligência, cautela, zelo e prudência de molde a prevenir quaisquer acidentes ou incidências.

Ao formalizarem a pré-inscrição ou inscrição e ao apresentarem-se para participar na atividade desportiva, os participantes declaram conhecer e aceitar integralmente o presente Regulamento e as informações constantes do Guia Informativo. A aceitação expressa do presente regulamento e das disposições aplicáveis também ocorre nas situações em que a pré-inscrição e inscrição são efetuadas, em representação dos participantes, pelos diretores desportivos, representantes dos clubes ou outros interlocutores, estando todos estes obrigados a informar e sensibilizar os participantes para as disposições e necessidade de cumprimento dos regulamentos e normas.

 2.b) prova

2.b.1. A prova disputa-se a 23 de junho de 2019, e é um evento de BTT na modalidade de maratona XCM, organizada pela União Ciclista de Vila do Conde e pelo Grupo Desportivo de Tabuado, em parceria com a Associação de Ciclismo do Porto e com a Federação Portuguesa de Ciclismo. Conta com apoio da Junta de Freguesia de Tabuado e da Camara Municipal do Marco de Canaveses, e adota a denominação de Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019”.

2.b.2. Na Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019”, estão incluídas as seguintes provas:

2.b.2.1 – Campeonato Nacional de XCM 120 Anos UVP-FPC;

2.b.2.2 – 3ª Taça Regional AC Porto XCM 2019;

2.b.2.3 – Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019”;

2.b.3. A prova do Campeonato Nacional de XCM 120 Anos UVP_FPC, bem como a 3ª Taça Regional AC Porto XCM 2019, são reguladas exclusivamente pelos regulamentos da UVP/FPC, sendo a Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019” regulada por este diploma.

3– Percurso:

3.1. O trajeto em linha decorrerá em caminhos rurais e trilhos do Concelho Melgaço, com as seguintes extensões:

Percurso       Distância

    P1 – Maratona Elite ± 96 Km

    P2 – Maratona Curta ± 72 Km

    P3 – Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019” ± 56 Km

* Exclusivo XCM: Só é permitido utilizar o percurso P2 – Maratona Curta (Percurso II) para as provas de atletas federados nas categorias previstas (ponto 5.21.2 do regulamento da UVP/FPC): Master 50/55/60 e todas as categorias femininas.

3.2. A escolha do percurso a cumprir é efetuada no ato do preenchimento da inscrição on-line. O não cumprimento em prova, da opção escolhida no ato da inscrição terá uma penalização de acordo com o previsto neste regulamento;

3.3 Os percursos previstos neste regulamento para a Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019” seguem por vias públicas e caminhos que se encontram abertos à circulação rodoviária e de peões. Os participantes em prova devem respeitar o código da estrada e as regras de circulação em vias públicas;

3.4. Os percursos da Maratona Elite e Maratona Curta poderão ser alterados em caso de intempérie que ponha em causa a integridade física dos atletas. No caso desta situação o Organizador reserva o direito de alterar o percurso da seguinte forma:

· Maratona Elite – 2 voltas ao percurso da Meia Maratona

· Maratona Curta – 1,5 voltas ao percurso da Meia Maratona (corte a definir)

3.5. Serão penalizados os atletas que não respeitarem os pontos:

a. Ausência de marcação dos controlos de passagem: Desclassificação

b. Conduta antidesportiva: Desclassificação

c.  O não cumprimento do percurso: Desclassificação

Os concorrentes obrigam-se a afixar na sua bicicleta a placa de identificação, nos locais e moldes indicados. A placa da bicicleta com o número de identificação deverá ficar sempre visível no decorrer da prova.

3.6. A prova será marcada com recurso a placas, fitas, pó de pedra e spray fluorescente temporário biodegradável em toda a sua extensão.

4  – Inscrições:

4.1- A inscrição para os atletas federados e não federados é efetuada por via eletrónica, recorrendo aos sites:

41.1– Inscrições Competição: www.fpcilismo.pt

4.1.2 – Inscrições Lazer: https://www.prozis.com/pt/pt/evento/maratona-btt-sendas-do-almocreve-campeonato-nacional-de-xcm-uvp-fpc-120-anos

4.2. Os atletas federados que não pretendam competir na prova do Campeonato Nacional, ou na prova da Taça Regional AC Porto, poderão inscrever-se como atletas não federados na maratona de BTT “Sendas do Almocreve 2019”;

4.3. O encerramento de inscrições para atletas é às 24H00 de 19/06/2019;

4.4. Os procedimentos de inscrição para atletas competição e lazer são:

4.4.1. Aceder ao site e seguir as indicações previstas;

4.4.2. Proceder ao pagamento via Multibanco, através das referências atribuídas no procedimento anterior;

4.4.3. Custo Inscrição para a 3ª Taça Regional AC Porto XCM e Lazer: 10,00 €
4.5. No valor da inscrição estará incluído:

– Frontal;

– Abastecimentos, sólidos e líquidos;

– Local para banhos;

– Lavagem de bicicletas;

– Brinde alusivo ao evento;

– Seguro de Acidentes Pessoais;

4.6. Se acionado o seguro, o valor da caução no montante de 70,00 euros é suportado pelo participante;

4.7. Para os atletas não federados a organização prevê ainda a atribuição de um Kit de participação a ser levantado aquando o frontal;

4.8. As inscrições são validadas apenas após o seu pagamento;

4.9. A atribuição de frontais é efetuada de acordo com os seguintes critérios:

4.9.1. De forma diferenciada para atletas federados e não federados;

4.9.2. Os atletas federados são ordenados de acordo com a classificação geral e/ou classificação da categoria atualizada à data da prova TP XCM 2019, baseada na informação do UVP/FPC;

4.9.3. Os atletas não federados são ordenados por ordem de pagamento da inscrição;

4.10. A Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019” é limitada a 400 participantes;

4.11. Só são aceites inscrições para participantes com idade igual ou superior a 17 anos, sendo considerada a idade obtida até ao dia da prova;

4.12. Para os atletas menores de idade é necessário o envio de Termo de Responsabilidade, devidamente assinado pelo Encarregado de educação, juntamente com cópia do BI/Cartão do Cidadão deste. Esta condição é imprescindível para a validação da inscrição;

4.13. Não haverá lugar a devolução do valor da inscrição a quem desistir de participar no evento.

4.14. Não será permitida a troca de qualquer brinde do evento.

4.15. É obrigatório o uso de capacete devidamente colocado durante todo o percurso.

5 – Seguros e Segurança:

5.1. Os atletas Federados estão cobertos pela apólice de seguros de acidentes pessoais da UVP/FPC, incluída na sua filiação;

5.2. Os atletas não federados estão cobertos por seguro de acidentes pessoal contratado pela Organização junto da AC Porto, com as habituais coberturas:

Morte ou Invalidez Permanente: 27.500,00€.
Despesas de Tratamento:5.000,00€
Funeral: 2.700,00€.
Franquia a cargo do sinistrado (70€)

5.3. A organização providencia o apoio e recolha de feridos através da colocação de ambulâncias em locais do percurso considerados de maior perigo ou facilidade de acesso. Em caso de acidente, sempre que o atleta necessitar de apoio deve contactar com o número de emergência/segurança, constante do frontal identificativo da prova, que lhe solicitará as informações necessárias para a sua assistência ou recolha caso seja necessário;

5.4. A bicicleta dos atletas acidentados e transportados de ambulância é recolhida pela organização e transportada para a Zona de Meta, onde fica guardada até à sua entrega. A entrega da bicicleta é feita mediante apresentação de documento comprovativo que identifique o atleta a que pertence;

5.5. Em caso de queda, da qual resulte a necessidade de assistência, o participante deverá preencher uma participação de acidente e entregar a mesma ao Secretariado da Organização, no dia do evento. (Salvo impossibilidade física de o fazer).

5.6. O participante que queira ativar o seguro de acidentes terá um prazo máximo de 5 dias após o evento para o fazer, devendo para isso informar a Organização e efetuar o pagamento da franquia de seguro.

 6 – Atribuição de Frontais:

6.1.   Designa-se por frontal, a placa com o número do atleta a aplicar na frente da bicicleta.

6.2.   O frontal tem um modelo próprio que permite identificar qual o percurso a cumprir pelo atleta e qual a sua categoria;

 6.3.   O Frontal tem a dimensão mínima de 16×16 cm;

6.4.   A entrega das placas frontais é condicionada à apresentação de documento identificativo. O mesmo se passa relativamente à entrega das placas de terceiros – é possível desde que, quem as levanta, seja portador de documento identificativo do interessado.

7 – Grelha de Partida, Controlo de Prova e Horários:

7.1.   Partida

7.1.1.        A partida é dada com intervalo de tempo entre categorias:

· 9h30 – Todas as categorias Femininas

· 09h40 – Masculinos Elites

· 09h45 – Masculinos Paraciclistas D

· 09h50 – Masculinos Masters 30

· 09h52 – Masculinos Masters 35

· 09h54 – Masculinos Masters 40

· 09h56 – Masculinos Masters 45

· 09h58 – Masculinos Masters 50 e Masters 60

· 10h00 – Maratona de Lazer

7.1.2. A partida das provas de atletas não federados é dada após a partida do Campeonato Nacional de XCM Maratonas 2019;

7.2.  Grelha de partida

7.2.1.      O acesso à grelha de partida é organizado através do sistema de Boxes, cujo acesso é controlado pelos Comissários e elementos da organização, com o seguinte horário:

· Abertura das Boxes: 08H30

· Fecho das Boxes: 09H15

7.3.    Na entrada para cada Box funciona o “Controle-0” da prova;

7.4.   Os atletas que cheguem depois do fecho das boxes são colocados no final da última grelha de partida;

7.5.   Após as 09H45 não é permitida a partida de qualquer atleta.

7.6.   Organização das Boxes

7.6.1.     A zona de meta para a partida é organizada por boxes, por ordem de frontal e pela ordem que se apresenta:

 7.6.1.1.  Campeonato Nacional de XCM Maratonas UVP-FPC 120 Anos 2019.
7.6.1.2.  Os atletas a competir para a 3ª Taça Regional XCM AC Porto, alinham e correm integrados numa só prova, pontuando para as duas competições, Campeonato Nacional e Taça Regional de XCM AC Porto.

7.6.1.3.  Maratona Lazer

7.6.2. A Box, para atletas Paraciclistas, poderá realizar-se à frente da linha de partida;

7.6.3. O posicionamento dos atletas dentro de cada Box é efetuado por ordem de entrada na mesma, sendo que a chamada para entrada será feita por ordem da classificação da Taça Nacional de XCM á data.
7.7.   Controlo de passagens e de percurso
7.7.1. O controlo dos atletas federados é da responsabilidade da equipa de Comissários da UVP/FPC;
7.7.2. Existe um Controlo zero (CP0) de controlo obrigatório antes da partida que fica situado na entrada de cada box da zona de partida correspondente a cada frontal;
7.7.3. Existem Postos de Controlo (CP) em cada percurso, sendo a passagem obrigatoriamente assinalada no frontal do participante. Poderão existir Postos de Controlo Surpresa (CPS) com recurso a utilização de pulseiras. No final da prova é efetuada a conferência do frontal e o número de pulseiras no pulso, pela organização. A falta de passagem em alguma CP e/ou algum CPS determina a desclassificação do atleta;

7.7.4.   Por razões de segurança existe controlo de tempo nos percursos com o objetivo de limitar a possível chegada muito tardia dos atletas. Este controlo limita a progressão dos participantes nas provas de Maratona Lazer.

7.8. Todos os Pontos de Controlo encerrarão 3 horas após a passagem do primeiro atleta, sendo que os atletas que excederem o tempo de passagem serão encaminhados para Tabuado.

7.9. A alteração de percurso em prova pelos atletas não federados não é permitida, estando sujeita a desclassificação.

8 – Classificações e Prémios:

8.1.  A classificação para atletas federados é realizada de acordo com o regulamento Campeonato Nacional de Maratonas 2019 e regulamento da Taça Regional de Maratonas AC Porto 2019 para a respetiva prova;

8.2.  Aos atletas não federados são atribuídos troféus aos primeiros três classificados da Geral Masculina e Geral Feminina para a Maratona “Sendas do Almocreve 2019”.

8.3.  A cerimónia de entrega de prémios tem lugar no final da prova e realizar-se-á em horário a ser previamente comunicado na reunião de Diretores Desportivos, pela Organização e Colégio de Comissários presente na prova.

8.4. A entrega do troféu faz-se ao atleta, que é chamado para subir ao pódio. Este deve cumprir integralmente as condições constantes dos regulamentos particulares de cada uma das provas em curso.

8.5. Excecionalmente, caso o atleta não esteja presente para subir ao pódio, o troféu pode ser entregue, apenas no final da cerimónia, ao próprio atleta ou a quem prove que o represente.

8.6. O atleta vencedor de cada categoria poderá exibir a sua bicicleta.

8.7. Solicita-se, por uma questão de uniformidade, que os atletas que subam ao pódio da corrida de lazer, usem equipamento desportivo (roupa e calçado).

9 – Bicicletas:

9.1. Apenas é permitida a utilização de bicicletas todo-o-terreno (BTT) e com rodas de 26´´, 27,5´´ ou 29´´;

9.2. Não é permitido a utilização de bicicletas elétricas ou com qualquer outro mecanismo auxiliar, que não exclusivamente a força física do próprio utilizador;

9.3.   A violação do disposto nos pontos anteriores implica a impossibilidade de alinhar à partida da prova, ou se tal for detetado durante a mesma, a desclassificação do atleta;

10   – Parque de Equipas:

10.1. Cada equipa que pretenda um espaço para a sua estrutura (tenda e viatura) no parque de equipas da prova, deve efetuar uma reserva até às 18H00 do dia 19 de junho de 2019 (quarta-feira antes), para o e-mail da organização (sendasdoalmocreve@gmail.com), no qual menciona: O Espaço pretendido; a matrícula da viatura;

10.2. Antes de entrar no parque cada equipa deve levantar a respetiva credencial no secretariado da prova;

11 – Direitos de Imagem:

11.1. Os direitos de imagem são propriedade da UVP/FPC e da Organização da Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019” não sendo permitida a comercialização de fotos ou vídeos sem a respetiva autorização destas;

11.2. O pedido de autorização para efeitos de comercialização, sendo aprovado, implica, no entanto, a disponibilização de todo o material à Organização da Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019”, após a prova e antes de qualquer publicação, sem qualquer marca de água ou assinatura, que as utilizará na quantidade restrita para ilustração ou publicitação do evento;

11.3. Nas fotos fornecidas por terceiros e divulgadas pela Organização da Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2018” é divulgada a fonte das mesmas;

12 – Casos Omissos:

12.1. Todos os casos omissos a este regulamento e demais situações que ocorram diretamente relacionadas com o evento serão analisadas e decididas pela organização que será soberana nas suas decisões;

12.2. À organização não poderão ser imputadas responsabilidades decorrentes do não cumprimento da Lei geral e demais regulamentos em vigor as quais deverão ser suportadas pelos respetivos infratores;

13 – Disposições Finais:

13.1. A prova rege-se pelo presente regulamento e por todas as adendas que forem publicadas pela organização até cinco dias antes da data da prova, que serão publicadas no site oficial da prova;

13.2. Todas as comunicações e informações referentes à prova são difundidas no seu site oficial, pelo que todos os participantes devem consultar o mesmo com a periodicidade necessária para que se mantenham atualizados;

13.3. À organização, patrocinadores e entidades credenciadas que colaboram no evento, reserva- se o direito de utilizar livremente e sob as formas lícitas, a identificação dos participantes, a sua imagem, assim como os resultados obtidos por estes. Caso os participantes optem por restringir o uso e divulgação da sua imagem e dos seus resultados, deverão notificar a organização, por escrito, até 24 horas após a hora de fecho das inscrições;

13.4. Nos casos de não realização do evento por motivos totalmente alheios à vontade da organização ou por qualquer acontecimento considerado de tal forma grave que não possa minimamente controlar, tais como, situações de catástrofe, intempéries ou outras calamidades, a organização fará todos os esforços no sentido de marcar a prova para outra data à sua escolha, não garantindo o reembolso ou crédito das inscrições no caso dos atletas que não possam participar;

13.5. No caso de alguma das situações graves descritas no ponto anterior ocorrer durante o decurso da prova e que ponha em causa a segurança ou a integridade física dos atletas, a organização reserva-se no direito de dar a prova por concluída, sendo a classificação final a que se verificar nesse momento;

 Marco de Canaveses, 11 de novembro de 2018

A Organização Maratona BTT “Sendas do Almocreve 2019”